sábado, 10 de setembro de 2011

Musical "Hedwig e o Centímetro Enfurecido"


"Hedwig e o Centímetro Enfurecido" é um musical americano off-Broadway que traz para o palco o ambiente underground do rock dos anos 80, misturando drama e humor na sofrida história da cantora transexual Hedwig.

O responsável pela adaptação e montagem do texto de John Cameron Mitchell nos palcos brasileiros é Evandro Mesquita, 59. O Ator, diretor e líder de uma das principais bandas de rock dos anos 80 --a Blitz--, dirige a peça que, após temporada no Rio e duas indicações ao Prêmio Shell, estreia em São Paulo.

A cantora Hedwig logo de saída se pergunta: "Como foi que o menininho afeminado se tornou a estilista musical internacionalmente ignorada que aqui encontra-se?". A partir daí, num palco que parece o de uma casa de shows, acompanhada de sua banda de rock, Hedwig abre sua intimidade e conta toda a sua trajetória de vida.


Ela nos fala de como saiu da Berlim Oriental para os EUA, de sua malsucedida operação de mudança de sexo (que deixou sobrando o tal "centímetro enfurecido"), de como suas músicas foram roubadas pelo ex-namorado, que se tornou um astro. O grande diferencial dessa para as outras dezenas de montagens que o texto teve pelo mundo, segundo Mesquita, é que aqui são dois atores (Felipe Carvalhido e Pierre Baitelli) interpretando a cantora ao mesmo tempo.

O artifício cria um novo jogo de palco e ressalta a ambiguidade de Hedwig, ao mesmo tempo esnobe e insegura. "É uma figura dúbia, bipolar, espaçosa. Parece mesmo que são duas", explica o diretor. Com sua banda, interpreta versões para a premiada trilha criada pelo americano Stephen Trask.

Hedwig
QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 21h, e dom., às 18h
ONDE teatro Nair Bello (Rua: Frei Caneca, 569, 3º andar, tel. 0/xx/11/3472-2414)
QUANTO R$ 60
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário