domingo, 21 de agosto de 2011

100 Anos do Teatro Municipal de São Paulo



O Centenário do Teatro Municipal de São Paulo

O Teatro Municipal de São Paulo passou por uma reforma que durou três anos, nesse período se manteve de portas fechadas, mas no dia de 12 julho de 2011 teve sua reinauguração, e voltou a mostrar ao público sua importância e comprometimento com a cultura. Nesse ano, o teatro comemora os seus 100 anos de existência e contribuição com a arte.

A inauguração do Teatro Municipal de São Paulo foi marcada para 11 de setembro de 1911, teve a data alterada para 12 de setembro devido ao atraso da chegada dos cenários da companhia Titta Ruffo, que vinha de uma temporada na Argentina.

A data histórica mais importante a ser lembrada é a semana de Arte Moderna de 1922, que foi realizada no teatro entre 11 a 18 de setembro. Durante os sete dias de evento ocorreu uma exposição modernista, apresentações de música, poesia e palestras sobre a modernidade no país e no mundo. 

Essa data contou com nomes consagrados, como Graça Aranha, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Guilherme de Almeida, Menotti Del Picchia, Di Cavalcanti, Victor, Heitor Villa-Lobos, entre outros. Porém a Tarsila do Amaral, umas das artistas mais consagradas da época, não pode estar presente, pois estava em Nova York.

A arquitetura é semelhante aos mais antigos e importantes teatros do mundo, e claramente inspirada na Ópera de Paris. São combinados os estilos Barroco, Renascentista e Art Nouveau, que era o último estilo da época.

Quem quiser conhecer o teatro ou revisitá-lo depois da reforma, pode conferir a programação completa, que está fechada até dezembro de 2011, no link abaixo.

Anderson Henrique Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário